top of page
Foto do escritorEditor

Com foco em tecnologia, Show Safra vem com novidades




Na semana de 21 a 24 de março, as atenções do agronegócio brasileiro estarão voltadas para Lucas do Rio Verde, o coração da maior região produtora de grãos do país. Nesta data acontece o Show Safra 2023, evento realizado pela Fundação Rio Verde que tem foco técnico e comercial para temas relacionados ao agronegócio, incluindo discussões de assuntos socioeconômicos pertinentes à atividade agropecuária. O Show Safra reúne em um só evento as culturas da safra principal e segunda safra, feira de máquinas, equipamentos, produtos e serviços.



O presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, analisa que o Show Safra acontece num momento importante para animar o setor produtivo. “Precisamos acreditar no agronegócio, acreditar no Brasil. Acho que a feira vai ser um alento para que as pessoas possam continuar animadas, continuar fazendo aquilo que sempre foi feito”, destacou, citando que a ideia é fazer uma feira ainda melhor que a realizada em 2022. “Vamos fazer uma feira diferente, vamos erguer a régua, que seja destaque no Estado”.


O público e participantes do Show Safra 2023 encontrarão novidades no evento. Não apenas nos estandes, mas na infraestrutura do parque que abrigará mais de 320 empresas durante os dias de feira agropecuária. Uma das novidades é o aumento de vagas para estacionamento. Além da área à frente e aos fundos do parque tecnológico, haverá opção para estacionar os veículos na margem direita da MT 449.


Bruno Borges, diretor comercial da Fundação Rio Verde, explica que a diretoria buscou soluções para a logística de visitantes e expositores, ao ampliar as vagas de estacionamento. “Houve uma demanda muito forte no público em 2022, que foi três vezes superior ao número esperado. Com isso pensamos numa área de estacionamento alternativo e uma entrada alternativa”, explica. “Vamos fazer mais uma pista na MT 449, uma a mais para quem seguirá rumo a cidade no momento de maior fluxo”. No ano passado, cerca de 65 mil pessoas visitaram o Show Safra e a expectativa para esse ano é alcançar 80 mil visitantes.

Outra novidade é relacionada à gastronomia. Ao invés do restaurante, serão instalados cinco pontos no parque para refeições rápidas. A ideia é garantir agilidade no atendimento aos visitantes desde o início da manhã, assim que o parque é aberto ao público.



Carbono Neutro


O Show Safra também inova quando o assunto é sustentabilidade ambiental. A edição 2023 ganhará o selo ‘Carbono Neutro’, sendo um diferencial nos eventos agropecuários do país. A Fundação Rio Verde vai neutralizar, com plantio de árvores, todo o carbono gerado a partir da realização do evento. De acordo como coordenador de mídia, Rangel Portela, uma empresa vai estimar a quantidade de gases emitidos por empresas desde o deslocamento de máquinas de suas cidades de origens, até mesmo dos colaboradores envolvidos. “Estão sendo compilados esses dados. O palestrante saiu com um voo de São Paulo, veio até Cuiabá e depois deslocou-se até aqui, tudo isso é computado e lançado nessa estimativa. É a primeira feira do Brasil que tem essa neutralização do carbono que vai ser gerado”, pontuou.


Estima-se, inicialmente, que serão emitidas em torno de 120 toneladas de carbono. Elas serão neutralizadas com o plantio de aproximadamente 840 árvores numa área de um hectare. Os visitantes do parque tecnológico serão convidados a responder um pequeno questionário sobre de onde vieram e como chegaram ao evento, auxiliando na definição da quantia de carbono a ser neutralizada. O questionário será obtido por meio de um QR Code que ficará disponível em pequenas placas espalhadas pelo parque. “É importante que todos respondam ao questionário e nos auxiliem nesse processo”, reforça Rangel.


Ainda na área de sustentabilidade, os pequenos veículos para deslocamento no interior do parque são elétricos, além da energia que mantém toda a estrutura da Fundação Rio Verde é gerada por meio de uma usina fotovoltaica instalada no local.



Aumento

Em relação ao número de estandes, houve um aumento de 15% em relação ao ano passado. O interesse em participar do Show Safra é tanto que em dezembro já havia a confirmação das empresas. Outro detalhe é que já há movimentação de empresas para participarem da edição do próximo ano. “Já temos reservas de 39 empresas”, informou Bruno.


Os esforços dos organizadores vêm garantindo que o Show Safra figure entre as três principais feiras do país. “Não desmerecemos nenhuma feira, mas vamos fazer uma feira que não vai ficar devendo em nada pra qualquer feira do Brasil, se falando em organização, qualidade, falando em tamanho. O movimento de compra na nossa feira, o movimento financeiro tem sido um dos maiores destaques e de interesse para as empresas que vêm aqui mostrar seus produtos e fazer sua comercialização”, destacou o presidente da Fundação Rio Verde.


“Que as pessoas venham participar do evento, entrada é gratuita, não é cobrado estacionamento. Venham conhecer a Fundação, prestigiar o Show Safra, participar deste momento especial conosco”, convida Bruno.



Leia a última edição completa da Revista Portal


Comments


bottom of page