top of page
Foto do escritorEditor

Light Steel Frame: Uma nova forma de construir




Há pouco tempo os mato-grossenses vêm tendo contato com um novo conceito em construção civil que apresenta uma série de inovações. Entre outros benefícios, ele representa redução de custos, do tempo de execução da obra, melhor performance térmica e acústica e ainda aliado a sustentabilidade.


O Light Steel Frame é/será o novo método convencional de se construir, segundo Guilherme Tabile, natural de Lucas do Rio Verde, empresário e advogado proprietário FortSteel Construções Inteligentes e também escolhido para ser o novo Líder Criativo de Lucas do Rio Verde 2025 pela World Creativity Day, instituição reconhecida pela ONU. Guilherme está na vanguarda da construção civil no Estado com o uso do Light Steel Frame. Sua empresa construiu a primeira agência bancária do Estado em LSF, em Cuiabá, também a primeira sede de subsecção da OAB no Brasil em LFS em Lucas e também as primeiras casas populares no mesmo sistema em Lucas do Rio Verde.


Ávido por inovação e tecnologia, Guilherme participa de diversas feiras e congressos para trazer ao seu negócio as mais recentes tecnologias e processos. Ele comenta que em outubro irá para a Flórida, nos EUA, participar de uma imersão em Steel Frame com um grupo seleto de 25 empresários de todo o país, chamados de “Fundadores” para conhecer as mais recentes tecnologias, visita de obras. E em março de 2025 irá para a China, na mesma busca. Ele ressalta que investir em conhecimento é a chave para ter uma empresa sólida, criativa e que garantirá seu crescimento sustentável.


A FortSteel oferece aos seus clientes um acompanhamento completo e personalizado, possuem um sistema de controle de obras, com aplicativo para os clientes que podem acompanhar em tempo real os custos e aprovações de compras, além de um diário de obra constante. “Esse controle e transparência é extremamente necessário, pois garantimos o valor final de nossas obras, nosso sistema construtivo e preciso, sabemos até quantos parafusos utilizaremos nas obras, não gostamos de surpresa. Na verdade, ninguém gosta”, afirmou ele.


O Light Steel Frame (LSF), como já exposto, é um método construtivo que apresenta várias vantagens significativas, como a redução na dependência de mão de obra, precisão na construção, sustentabilidade, e redução de desperdício de materiais e emissões de gases geradores do efeito estufa. O empresário aposta na qualificação de mão de obra, principalmente de jovens, que na maioria das vezes nunca atuaram no labor da construção ou estão no primeiro emprego.


A aceitação do Light Steel Frame tem sido excelente, segundo Guilherme, muito além do esperado, refletindo em uma alta demanda. Atualmente, a empresa atende a construções de médio e alto padrão, bem como obras comerciais, e está em negociação para projetos de habitação populares em Lucas do Rio Verde e Sorriso. "Nosso planejamento para 2025 é montar uma indústria de aço em LSF para baratear o custo desse método construtivo e atender à demanda de crescimento de Mato Grosso", explica Guilherme.


Com a implementação de uma indústria de perfis de aço leve, a FortSteel será a única fornecedora desse material no Centro-Oeste e Norte do Brasil, o que permitirá atender a esses mercados com maior eficiência e menor custo logístico.


Compromisso com a responsabilidade social

Guilherme se define como um empreendedor que valoriza o aspecto social de seus negócios. Ele menciona o compromisso da FortSteel com remunerações justas, oportunidades de crescimento e a inclusão de mulheres na construção civil. "Nosso objetivo além de construir com qualidade e sustentabilidade é também abençoar pessoas e consequentemente famílias, ao valorizarmos o capital mais importante de uma empresa que são as pessoas, pagando-lhes remunerações justas vamos também reduzir desigualdades sociais elevando o grau de conforto de vida, contribuindo para tornar a sociedade melhor", afirma.


Entre os projetos destacados pela FortSteel está a rotatória na interseção da MT-449 com a Avenida da Fé, um projeto que combina tecnologia avançada com um design estético atraente. "Essa obra, que será entregue 'chave na mão', inclui elevador, placas solares e paisagismo, refletindo nosso compromisso com entregas extraordinárias", comenta Guilherme.


Guilherme Tabile está conduzindo a FortSteel para ser uma referência em construção sustentável e inovadora, alinhada com os valores de transparência e compromisso social. Com a adoção do Light Steel Frame, a empresa se posiciona como líder em um mercado em crescimento, oferecendo soluções de alta qualidade e custo-benefício para atender às necessidades emergentes do estado de Mato Grosso e além. “Nosso Estado hoje é uma potência, somos líderes em crescimento no Brasil, um estado em pleno desenvolvimento, cidades novas que necessitam urgentemente de habitação, escolas, hospitais, postos de saúde. Nosso déficit habitacional é acima de 15%, não há que se falar em vinda de novas empresas e negócios, quando não se tem moradia para alocar os migrantes, portanto nosso sistema construtivo vai de encontro com as necessidades atuais e futuras do Brasil”, conclui Tabile.




Comments


bottom of page