top of page
Foto do escritorEditor

Lucas do Rio Verde recebe prêmio Lixo Zero Brasil na categoria educação

Práticas sustentáveis nas escolas luverdenses foram destaque no evento


Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução


Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


Vinte (20) escolas da rede municipal de ensino, foram reconhecidas por seus projetos de práticas sustentáveis, durante a 7ª edição do Prêmio Lixo Zero, que reconhece os projetos, marcas e instituições que mais se destacaram em todo o Brasil na propagação do conceito Lixo Zero. A entrega do certificado, aconteceu no dia 06 de dezembro, em Salvador – BA.


De acordo com a coordenadora do Programa Lixo Zero no município, Gilneia Mello, a premiação contempla 30 categorias. Entre os vencedores, Mato Grosso foi destaque com 27 escolas públicas que implementaram a metodologia Lixo Zero, sendo 20 delas em Lucas do Rio Verde e o restante em Sorriso e Cuiabá.


O programa foi implementado nas escolas do município em 2024, com participação de 23 unidades escolares, além da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, reconhecida como primeiro Paço Municipal a implantar a instalação de residuários no prédio e retirada de lixeiras das instalações.


“A inclusão do programa Lixo Zero, está propiciando uma mudança cultural, por envolver tanto as crianças nas unidades escolares, como nós aqui na prefeitura, com um novo conceito de organização com relação a separação correta dos resíduos. Nossa intenção é avançar nos demais prédios públicos, garantindo maior sustentabilidade”, observou o secretário de Governo, Alan Togni.


“Essa premiação é um resumo de um ano de trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), justamente levando essa nova abordagem de pensar gestão de resíduos, tanto no Paço Municipal quanto nas escolas. Então essa premiação é o resultado desse trabalho que foi feito ao longo desse ano 2024, e continuará em 2025”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.


As escolas desenvolvem projetos de reciclagem, horta, reaproveitamento, compostagem dentre outras ações de educação ambiental. “Nós somos o único município do Brasil a trabalhar a rede municipal de ensino, são 20 escolas trabalhando o Lixo Zero, desenvolvendo a educação ambiental na prática. Essa certificação é um reconhecimento que com trabalho e união conseguimos grandes resultados”, finalizou a coordenadora do Lixo Zero no município. 

Comments


bottom of page