Maryuska Pavão
Envolver as pessoas em um nível que elas sejam compreendidas e valorizadas, transmitir uma mensagem o qual o público se conecte emocionalmente e se torne parte dela, além de gerar uma conexão profunda e marcante com o interlocutor, essas e muitas outras características marcam a vida e o trabalho de um Jornalista.
Mayara Martins, uma mineira simpática, carismática e com uma voz que ressoa agradavelmente, é formada há 18 anos como Jornalista pelo Centro Universitário Teresa D’ávila- FATEA, e durante toda sua trajetória sempre prezou por todas essas características da profissão.
“Conhecer pessoas, contar histórias, se emocionar e emocionar, costumo dizer que a comunicação é um dom, pois ela encanta, ela nos ensina a ouvir e a contar com carinho e respeito cada história. São 18 anos de formação e durante todo esse tempo tenho investido nesse dom e acredito ter um diferencial, a paixão que tenho pelo que faço, sou muito grata pelas oportunidades que eu tive e continuo tendo através do meu trabalho é olhar para trás e ter orgulho de todas as escolhas que fiz”, declara ela.
Mãe da Laura de 9 anos, a jornalista é nascida em Governador Valadares- MG, e começou muito cedo sua vida no mundo da comunicação, primeiro foi admirando a mãe, Magna Augusta, que era telefonista de um hospital no início da década 1990 e fazia comunicados pelos alto falantes da unidade de saúde.
“Algumas vezes ela me levava junto para o trabalho e eu ficava admirando a voz dela percorrer as caixas de som do hospital quando anunciava o nome de algum médico ou passava algum recado. Eu achava aquilo incrível e acredito que aí nasceu o sonho de ser jornalista, essa veia artística está em meu DNA. Sou a filha caçula de três mulheres e minha mãe é muito perfeccionista, ela me ensinou a trabalhar muito cedo, em como me comportar e acreditou muito em mim, ela era o público das minhas imitações, cantorias e apresentações do meu mundo da imaginação”, recorda.
Com 16 anos, a jovem ingressou em uma agência de Assessoria de Imprensa, o qual a tia era proprietária e também foi uma inspiração, já que ela era Jornalista. “Nessa agência eu literalmente era uma ‘faz tudo’.
Nessa época o jornal impresso e as revistas eram muito fortes e eu fazia o que se chamava de ‘clipping impresso’, além disso eu organizava coletivas e eventos, e logo depois iniciei em uma emissora de TV em Valadares, onde apresentava um jornal ao vivo, foi desafiador, pois não tinha edição, eu era uma jovem inexperiente, e ali foi a realização de um sonho”, conta ela.
Depois da TV, a jovem passou por rádio e em seguida foi para a faculdade no interior de São Paulo, durante esse período teve a oportunidade de viver o mundo do marketing na Agência de Comunicação do Sistema Católico - Canção Nova. “Nesta mesma época eu estudava e trabalhava e foi uma experiência ímpar na minha vida, profissional e espiritual, eu aprendi o que era um briefing, produção de televisão, produção fotográfica, estive ao lado de artistas católicos renomados como Padre Fábio de Melo, Ziza Fernandes, o querido e amado Padre Léo (in memoria), produzi encartes de CD’s e vídeos de vendas dos produtos canção, o digital não existia, então tudo era muito intenso e com outras ferramentas. No meu trabalho de conclusão de curso eu trouxe um estudo de caso do programa “Profissão Repórter” da Rede Globo de Televisão, onde tive a honra de acompanhar o incrível e meu ídolo, o jornalista Caco Barcelos e toda a equipe. Consagrei meu trabalho final na faculdade com excelência e me tornei referência para os novos estudantes”, conta a jornalista.
Após a conclusão da faculdade, Mayara teve a oportunidade de trabalhar como repórter na TV Aparecida, o qual contribuiu para a implantação do sistema de comunicação do Santuário Nacional. Foi nesta mesma época que ela decidiu mudar para Lucas do Rio Verde-MT.
“Neste ano completei 18 anos de jornalismo, formação, trabalho e dedicação, tenho muito orgulho de toda minha trajetória, pois hoje tenho uma empresa de assessoria de comunicação, a MM Comunicação Integrada, o qual possuo grandes empresas e eventos dentro do meu portfólio e isso é resultado de muita dedicação e trabalho honesto”, afirma ela.
E a comunicação abriu portas para outras oportunidades na vida de Mayara, que além da agência, também é gestora de recursos humanos em uma indústria do segmento do agronegócio em Lucas do Rio Verde. “A comunicação está diretamente ligada às pessoas e me tornar gestora de recursos humanos foi quase que algo natural, eu me apaixonei por esse mundo, onde eu posso contribuir para melhorias em processos internos, visão de mercado e principalmente para o desenvolvimento humano”.
Mãe, empresária, colaboradora e dona de casa, a jornalista é a verdadeira representante da classe feminina e faz questão de passar esses valores para a filha. Mayara afirma que conquistar seu espaço tem sido mérito íntegro de entregar com qualidade seu trabalho.
“Nós mulheres precisamos sempre conquistar a confiança, construir uma credibilidade, demonstrar muita responsabilidade, comprometimento e maturidade em nosso trabalho. E eu acredito que esses fatores são primordiais para o cliente escolher a minha agência, lembrar do meu nome, pois o meu trabalho e do meu time, é representar marcas e pessoas e isso é muito sério. Tudo é avaliado, tudo é observado minuciosamente e como profissional preciso estar pronta e corresponder à altura. Hoje com 40 anos posso dizer que escolhi a profissão certa, que tenho orgulho e inspiro outras mulheres a acreditarem em seu potencial, o mercado de trabalho está mais aberto e confia em nós pelo nosso dinamismo, quero continuar sendo aprendiz desse universo da comunicação, de pessoas e segmentos, e se a minha voz, se o meu talento que é um dom e a minha história fizer a diferença na vida e no negócio de alguém, já valeu a pena chegar até aqui” declara a jornalista.
Comments